Parece exagero? Infelizmente, não é. Todos os dias, um computador ou outro dispositivo conectado à internet é sequestrado silenciosamente por cibercriminosos para realizar ataques como força bruta, descoberta de credenciais e invasão de sistemas. E o Brasil está no topo dessa lista: só nas últimas semanas, mais de 1 milhão de IPs brasileiros foram identificados em tentativas de ataques desse tipo!
Como isso acontece?
Cibercriminosos utilizam máquinas comprometidas para realizar ataques que exigem apenas poder de processamento, memória e conexão com a internet. Na maioria das vezes, eles conseguem sequestrar dispositivos por causa de comportamentos inseguros dos próprios usuários. Entre esses comportamentos estão, por exemplo, baixar softwares piratas ou ativar programas de forma ilegal, clicar em links suspeitos ou abrir e-mails sem verificação, não utilizar um antivírus atualizado e, ainda, baixar aplicativos gratuitos de fontes não confiáveis.
Por isso, o resultado pode ser alarmante: seu computador pode operar silenciosamente como parte de uma botnet e executar ataques sem que você perceba.
Botnets formam redes de dispositivos infectados que seguem comandos de um atacante remoto. Cibercriminosos conseguem comprometer computadores, roteadores, servidores e até dispositivos IoT sem que os donos percebam. Depois que um malware infecta esses dispositivos, eles passam a executar instruções diretamente ligadas às ações maliciosas. Dessa forma, mesmo sem qualquer sinal visível, seu equipamento pode colaborar com atividades criminosas na internet.
Como se proteger?
A segurança digital exige um conjunto de boas práticas para reduzir riscos e impedir que sua empresa vire um alvo fácil para ataques. Por isso, você deve usar apenas softwares originais e mantê-los sempre atualizados. Além disso, é fundamental monitorar o tráfego da rede para identificar acessos suspeitos, implementar soluções avançadas de detecção de ameaças e resposta a incidentes, investir em uma solução de segurança confiável que proteja seus dispositivos e sistemas e treinar sua equipe para reconhecer ameaças como phishing e engenharia social.
No entanto, proteger um ambiente digital vai muito além dessas ações básicas. Por esse motivo, você deve contar com especialistas em cibersegurança para antecipar riscos e manter sua infraestrutura sempre segura.
Na Immunity, oferecemos soluções personalizadas para proteger sua empresa contra ameaças digitais. Desde a implementação de ferramentas de monitoramento até a resposta ativa a incidentes, ajudamos você a manter seus sistemas protegidos e sua operação segura.
Avalie sua proteção agora:
Clique aqui e descubra se sua empresa está sendo atacada agora e se proteja. Entre em contato conosco hoje mesmo e agende uma demonstração!