Hackers criam método capaz de clonar impressões digitais de usuários

A autenticação biométrica por meio de impressão digital é um dos recursos de segurança mais utilizados atualmente. Entretanto, uma pesquisa divulgada foi capaz de identificar uma nova vulnerabilidade nesse sistema de proteção.

Hackers estão explorando uma possível vulnerabilidade nos sistemas de segurança biométrica, de acordo com uma recente descoberta de pesquisadores da China e dos Estados Unidos. Um estudo revelou que é possível clonar impressões digitais usando o som gerado pelos toques dos dedos na tela, um ataque apelidado de PrintListener.

Os resultados indicam que até 27,9% dos dados parciais e 9,3% das impressões digitais completas podem ser interceptados em até cinco tentativas. O método envolve a gravação dos sons produzidos quando os dedos deslizam sobre a tela, podendo ser explorado através de aplicativos de comunicação como Discord, Skype e Microsoft Teams, que têm acesso ao microfone do celular.

Essa ameaça tem implicações diretas para empresas que utilizam o Microsoft Teams como ferramenta de comunicação e colaboração. Dado que muitas organizações dependem dessa plataforma para operações diárias, a exposição das impressões digitais dos usuários pode resultar em sérios riscos de segurança. Os hackers, ao clonarem as impressões digitais, podem potencialmente ganhar acesso não autorizado a informações sensíveis e sistemas corporativos, comprometendo a integridade dos dados e a segurança do negócio como um todo.

De acordo com o estudo, os hackers podem utilizar esses dados para criar “MasterPrints”, que são impressões digitais falsas capazes de enganar os sistemas de verificação biométrica. Apesar do potencial risco, vale notar que o processo é complexo, envolvendo técnicas avançadas como cancelamento de ruído e análise de espectrogramas. No entanto, essa nova ameaça só ressalta a necessidade urgente de as empresas fortalecerem suas medidas de segurança cibernética para evitar possíveis brechas, a importância de investir cibersegurança para as organizações se torna mais importante a cada dia que passa.

Com a multiplicidade de riscos digitais existentes, manter e rever a segurança dos dados e sistemas torna-se uma prioridade crucial. Escolher tecnologias avançadas, implementar protocolos de segurança rigorosos e educar os colaboradores sobre práticas seguras online são medidas essenciais para garantir a proteção empresarial diante de ameaças emergentes como essas.

Será que o seu negócio está realmente preparado para lidar com todas as ameaças digitais que ainda estão por vir?