5 razões para investir em segurança da informação

Hoje em dia, são noticiados ataques a todo momento e em diferentes escalas e lugares. Apesar de todos os esforços na criação de produtos de segurança mais sofisticados, mais e mais vítimas são identificadas.

Para quem pensa que essa é uma realidade distante, saiba que o Brasil é um dos principais países em atividades de cibercrime no mundo e ninguém usa a perigosa “Deep Web” não, tudo é discutido livremente em páginas de Facebook e grupos de Whatsapp.

  • Notebooks preparados para enviar programas de captura de senhas bancárias.
  • Venda de programas de exploração.
  • Venda de acesso para obter o número do celular do alvo para usar o Whatsapp ou o SMS para recebimento do código do Banco.
  • Golpes usando URA ( unidade de resposta Audível) que simula centrais de atendimento de cartões de crédito e de sites de comércio eletrônico. Veja esse golpe em recente artigo nosso.
  • Venda de acesso a empresas e seus dados.
  • Venda de acesso a servidores para envio de SPAM.
  • E outros inúmeros golpes

Perceberam o tamanho da encrenca?

Então sem mais, vamos ao TOP 5 razões para investir em segurança da informação, caso você ainda não tenha se convecido.

Número 1 – Frequência dos ataques

Saiba que sua rede hoje já foi ou será , dependendo do momento que você está lendo esse artigo, dezenas de milhares de vezes, em busca de um só brecha ou vulnerabilidade para os atacantes entrarem e agirem como quiserem.

Lembra daquele sua senha fraca “123456”, pois bem, 1 servidor de posse do atacante passa dias tentando descobrir a senha da sua conta e advinhe qual a primeira na lista de senhas a serem tentadas?

Número 2 – Custo dos ataques

Pergunta: Quanto custa 1 hora ou 1 dia da sua empresa parada?

Tenho certeza que se você sentar com o seu Diretor Financeiro e fizer essa pergunta para ele, dependendo do tamanho da sua empresa, esse valor pode chegar a algumas dezenas ou centenas de milhares de reais, certo? Pense sobre isso por 5 minutos.

E estou falando somente ao custo associado a ficar com a empresa parada, agora imagine esses outros custos:

  • E se os dados não puderem ser recuperados? E se eu precisasse disso para faturar os clientes ou pagar os fornecedores?
  • Como vou comprovar para a Receita Federal/Estadual que não tenho informação de faturamento? Acredite é uma saga.
  • E a imagem da empresa, como fica?

Você sabia que com a Lei Geral de Proteção de Dados recentemente aprovada, você futuramente pode ter que pagar uma multa de até 2% do seu faturamento? Opa, chame seu Diretor Financeiro novamente.

Número 3 – Não são apenas as empresas Gigantes americanas atacadas

Qualquer um pode ser atacado, não importa onde você está ou para qual time torce, no mundo da Internet, você é um alvo em potencial.

Lembra do ataque mundial em 2017, meu amigo, apareceu no Jornal Nacional, veja o vídeo abaixo:

Atualmente os atacantes usam sua Internet veloz e seu equipamento de alto poder de processamento para ganhar dinheiro e de diversas formas:

  • Processar ou minerar moedas virtuais.
  • Usar você para enviar SPAM e email de golpe – PHISHING- para outras pessoas e empresas.
  • Para enviar ataques que derrubam outras empresas.
  • dentre outros.

Número 4 – Sua empresa é regulada

Você é obrigado e vigiado de toda forma. Sua empresa tem que manter os dados de suas transações por 5 anos , mas e se o ransomware criptografou?

E relembrando, foi aprovada recentemente a Lei Geral de Proteção de Dados, você só tem 18 meses para se adequar, e como já mencionei as multas são pesadas, em breve teremos um artigo explicando a nova lei.

Número 5 – A ameaça que vem de dentro

Grande parte dos ataques vem de dentro da empresa, dos próprios funcionários. Esses ataques podem ser propositais , um funcionário insatisfeito ou recentemente demitido e que conhece tudo da empresa até um funcionário que simplesmente clicou em um link do email e fez o download de um programa que infectou toda a empresa como um ransomware.

Considerações finais

Estas são algumas das razões que você, Dono/Proprietário/Empreendedor deveria se preocupar, simplesmente porque estamos falando da sobrevivência do seu negócio. Então da próxima vez que seu Gestor de TI vir com aquele projeto que você acha “super caro”, chame seu Diretor Financeiro e faça a famosa pergunta:

Quanto custa 1 hora da minha empresa parada?

 

Gostou das dicas? Então compartilha com seus amigos. Se tem uma dica boa, comenta aí, vamos trocar umas ideias. ?